As brincadeiras e os brinquedos têm um papel muito importante no desenvolvimento intelectual, social, físico, mental, etc. da criança. É através deles que a criança:

  • Aprende a compreender e a se apropriar de sua realidade;
  • Entende melhor o mundo e a si mesma;
  • Simboliza as angústias que se passam com ela;
  • Repete as alegrias e tristezas que vivencia.

Os brinquedos que fazem parte do universo infantil são transformados pela criança no que ela quiser, por exemplo, um “carrinho de madeira” pode ser num momento o carrinho de madeira e num outro momento um carro supersônico. Por isso o brinquedo é considerado uma ponte do imaginário da criança, em que ela externaliza suas criações e emoções.

Para que isso aconteça, a criança TEM que ter tempo para brincar e não arranjar esse tempo. A vida dela é completamente diferente da do adulto, ela precisa de um espaço, não só físico, mas também entre os seus afazeres (escola, cursos extras) para brincar e assim organizar da melhor forma que conseguir tudo o que se passa com ela (interiormente e exteriormente).

Os pais e professores devem resgatar as brincadeiras tradicionais e jogos verbais com as crianças, pois essas brincadeiras são muito ricas e proporcionam um desenvolvimento cognitivo através da linguagem oral.

Também é importante ressaltar que as brincadeiras em grupo auxiliam no desenvolvimento social da criança, em que ela aprende a lidar com o outro, com as diferenças, com o ganhar e o perder e isso tudo vai criando uma base para a criança enfrentar o mundo quando for adulta.

Resumindo, a infância é a fase mais importante para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e os brinquedos e brincadeiras fazem parte obrigatória desse desenvolvimento. Portanto, não deixe que seu filho ou aluno perca essa fase.

Pensem nisso!!!
Com amor, Mariana

“Brincadeiras de Criança”

Brincadeiras de criança, como é bom assim brincar.
Mas, só quem entrar na roda, vai poder aqui pular.

Pular corda, cabra-cega, salvar lata e tem pião.
Mãe da rua e pular cela. Não é bom soltar balão.

Pega-pega, duro ou mole, morto-vivo e amarelinha.
De boneca ou bicicleta. Vai montar uma casinha.

Mão esquerda, mão direita; minhas mãos eu vou cruzar.
E uma pomba pequenina, vai surgir para voar.

Fecho os olhos e em silêncio. Uso a imaginação.
– Sou um príncipe ou princesa. Lobo mau, eu não sou não.

O pé esquerdo, o pé direito; os meus pés eu vou cruzar.
E num giro, um rodopio, quase tonto eu vou ficar.

Bata as palmas bem mais forte, giro e meio e vai-se ao chão.
Num só pé agachadinho, vai subindo com atenção.

Venha andar no seu carrinho, meio giro em rolimã.
Esconder-se dos amigos, do irmão ou da irmã.

Vou jogar minha peteca, quem pegar, cante a canção.
Dessa roda eu vou saindo, segurando a sua mão.

(Moses Adam)