Esse texto traz cinco conceitos básicos sobre o desenvolvimento cerebral na infância e que é importante que todos que convivem com crianças conheçam, principalmente as mães e pais.

1- O cérebro é construído ao longo do tempo de baixo para cima e não emerge totalmente formado na idade adulta. Sua construção começa no período fetal e continua num ritmo altamente acelerado durante a infância e é construído a partir de milhões de influências e interações que ocorrem em nossas vidas. Nossas habilidades passam a funcionar de uma forma prescrita e organizada: primeiro sensação e percepção, depois linguagem e
funções cognitivas.

2-A influência interativa dos genes e da experiência molda o desenvolvimento do cérebro. O ambiente social é muito importante na formação da estrutura física do cérebro. Os bebês estão imersos num mundo social que pode ser estimulante, variado e aconchegante, dando, assim apoio ao crescimento do cérebro; ou árido e frio, restringindo seu desenvolvimento de maneira potencialmente permanente.

3- A capacidade do cérebro para mudança diminui com a idade. Nosso cérebro permanece plástico e capaz de mudar durante todo o ciclo de vida, mas essa flexibilidade é mais pronunciada no começo da vida. O ambiente tem maior influência sobre o desenvolvimento do cérebro nos primeiros anos de vida do que posteriormente.

4- As capacidades cognitivas, emocional e social estão entrelaçadas durante a vida toda. Quando aprendemos sobre o cérebro, geralmente diferenciamos as áreas e suas funções específicas, mas a realidade é que o cérebro é um órgão complexo, inter-relacionado e dinâmico que funciona como um todo integrado. Todas as áreas do nosso desenvolvimento estão do mesmo modo relacionadas.
Por exemplo, quando não se sentem seguros e amados, os bebês estão menos propensos a explorar o seu ambiente, limitando suas habilidades de aprender sobre o mundo.

5- O estresse tóxico prejudica o desenvolvimento da arquitetura do cérebro, podendo resultar em problemas permanentes de aprendizagem, comportamento e de saúde física e mental. Nosso corpo está bem adaptado para lidar com estressores de tempo limitado, mas não é feito para tratar com eficácia o estresse crônico. O estresse de longo prazo é muito prejudicial ao corpo como um todo e pode causar forte impacto, especialmente em cérebros jovens.

Compreendendo o desenvolvimento cerebral na infância, temos mais informações acerca dos comportamentos apresentados pela criança e com isso teremos mais recursos para orientá-la em diferentes contextos e situações.

Com amor, Mariana